18 de junho de 2009

Viver e Sobreviver

Hoje depois da aula quando voltava pra casa, aconteceu de um mendigo me abordar, com certa educaçao. O dialogo foi mais ou menos assim:
- Com licença senhor, com toda a humildade venho lhe pedir ajuda e... - interrompi -
- Espera, acho que eu tenho 2 reais no bolso. Mas deixa eu te fazer uma pergunta: se voce ficar com esse dinheiro, voce poderia sair dessa condiçao de vida?
- Nao senhor, mas tiraria minha fome.
- Entao nao posso te ajudar.

Virei as costas e segui meu caminho. Sabe porque nao dei o dinheiro para o mendigo?
A questao está entre viver e sobreviver. A esmola serve como sustento para sobrevivencia, isso é, a luta para continuar respirando nessa cidade fria. Ele sentiria fome novamente, e seria condicionado a pedir esmola até nao conseguir mais e morrer. Será que ele de fato recebe ajuda das pessoas com as esmolas? Pra mim é demagogia.
O problema é que o sistema capitalista que vivemos tem como condiçao os excluidos sociais, aqueles que sao insustentaveis, causa disso tambem é a individualidade com que cada um lida com os problemas. Ninguem vai querer resolver o problema de um desconhecido, ainda mais alguem que nao pertence a mesma classe social. Pra falar a verdade as pessoas nao pensam nem na hipotese de encostar em um mendigo, porque ele fede, ele é sujo.
Nao vale a pena viver sob condiçao de sobrevivencia, isso requer ocupar seu tempo exclusivamente para ter o que comer, e se preocupar em sobreviver, nao importando como. Oras, a vida nem sentido tem, pra que se esforçar tanto nessa condiçao de vida? A justiça é uma farsa, a igualdade é outra mentira. Outro dia mesmo presenciei dentro do onibus uma mulher doente, com tipoia no braço, morrendo de fome e com filhos pra sustentar. Ela suplicava pela ajuda de todos, mas é claro, ninguem consiguiu nem olhar pro rosto dela. Era um sabado agradavel e todos estavam indo pro shopping, fingindo que a vida é bela e ir se entreter com a familia como se o Governo estivesse realmente preocupado com o bem estar e proteçao de todos. Isso nao é nenhuma novidade, todos estao cansados de saber, mas ignoram isso com uma cara de pau sem tamanho...
Eu nao ajudei a mulher porque nao me importo, isso mesmo, nao sou hipocrita, reconheço a minha vilanidade individualista de ser. Pra resolver esse problema só tem duas opçoes:
Ou vigiar o Governo para que ele se comprometa com a coerencia de sua proposta, e ajudar quem nao está sob efeito de tal açao protetora; ou reconhecer assim como eu, que somos todos despreziveis e só olhamos pro nosso proprio umbigo, visando sempre o proprio bem estar.

Enfim digo que viver de verdade é poder ler um livro, ver um filme, poder beber com os amigos no final de semana, assistir a uma peça de teatro, ouvir diversas musicas, escrever, fazer sexo com camisinha, contemplar discursos humanitários, rir, xingar, beijar, abraçar. ISSO é viver, esse seria o padrao de vida que o Governo deveria sustentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário