30 de junho de 2009

Impertinente

Interessante quando ponho minha impertinencia em açao. Na maioria das vezes, as pessoas nao sabem como reagir diante daquilo e entendem minhas palavras como um insulto. Sei que testar os outros como eu testo nao é uma atitude muito bonita, mas me trás muita risada. Exemplo hoje mesmo um amigo meu disse que queria ser um grande pianista e fazer faculdade de direito; eu distraido disse que os planos dele nao dariam certo. Imediatamente ele tomou aquilo como uma tentativa de inferiorizaçao, ficou revoltado com minhas palavras cruéis, ha ha. Bem, de começo tive preguiça de explicar o que eu quis dizer, ainda mais que tinha uma chata do lado tagarelando que o meu amigo tinha "o direito de fazer planos e ser o que quiser", qualquer coisa do tipo. Aquilo pra mim foi um grande divertimento, ri secamente enquanto a bibliotecaria que estava acompanhando a conversa e me elogiou dizendo que eu tenho uma "energia boa"... Ah! eu achei muito engraçado como eles nao percebiam como estavam sendo idiotas! Eis que me enjoei de manter segredo do real motivo de ter dito aquilo e lhes contei:
"Os planos nunca saem exatamente do jeito que pensamos. Sempre há uma circunstancia que nao faz jus a propria imaginaçao, de um mundo maravilhoso onde voce pode ser o que quiser"
Claro, eu nao disse com essas palavras, gaguejei e ainda mais fui interrompido diversas vezes pelos ferozes ao meu lado. Entao aqui que recordo meu defeito: nao sei me comportar em uma discussao, me envergonha muito isso.
Vou tentar listar meus erros:
1. Quando todos dizem em tom alto que o que digo é um absurdo e zombam de mim, nao consigo manter a tranquilidade;
2. Na parte que peço para dizer o meu aparte diante de tal cena, nao sei por onde começar a falar, o silencio de todos tortura minha mente, como se eu estivesse sendo testado de alguma forma, entao fico pensando que eles estao pensando que nao tenho argumentos pois demoro a dizer o que penso.
3. Se gaguejo de alguma forma entao, já é certo pra mim que todos criaram um tipo de certeza de que nao sei do que falo ou que estou mentindo e deveria ser ignorado. Pois bem, deveriam me ignorar mesmo! Provoco os outros a toa, se caem na minha armadilha logo estao destinados a minha sorte ate que me canse de falar.
4. Sinto que minhas expressoes no rosto deixam a vista da pessoa que esta me retrucando, o meu nervosismo. Definitivamente neste momento todos tomam a discussao por séria e alguns ate se arriscam em insultar.

Mas minto, tudo isso nao passa de capricho, nao é de fato importante que eu saiba me comportar diante de uma discussao acalorada. Até porque, nao estou perdendo nada se fizer feio na frente de todos, tenho preguiça de me importar com a impressao que cada um tem de mim. As vezes tenho uma estranha fantasia de parecer intencionalmente que sou machista, ignorante ou qualquer adjetivo prejorativo. Faço isso só pra ver a reaçao da pessoa: algumas expressam cara de espanto, outras me fitam com cólera raivosa nos olhos, poucas veem a ironia por tras de palavras tao caóticas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário