5 de maio de 2009

Em defesa dos fracos e oprimidos...

Vide G1: "Uma briga entre torcidas acabou em morte em Caçapava, a 116 km de São Paulo, no Vale do Paraíba. Um corintiano de 25 anos foi esfaqueado por dois rapazes, que fugiram. A polícia conseguiu localizar os dois. Um deles confessou o crime e foi preso em flagrante. O outro resistiu, lutou com o policial, roubou a arma dele e invadiu uma casa. Depois de muita negociação, ele saiu da casa, mas não entregou a arma. Trocou tiros com a polícia e acabou morto."

Vemos aqui um exemplo da justiça sendo aplicada. Matar é crime segundo o Código Penal Civil, óbvio, todos sabem disso, inclusive esses dois rapazes citados. Entao porque eles mataram o pobre corintiano? Penso que o momento de euforia de um campeonato estadual pode ter feito os su
jeitos esquecerem das consequencias, e saciarem seus desejos agressivos. Fugiram. Um deles caiu na realidade e confessou. O outro, entretanto, nao aceitou seu destino e fez de tudo para nao ser punido. O que voce faria?
Essa é uma questao delicada, porque a concepçao de 'justiça' foi incorporada ao senso comum. Eu particularmente tentaria fugir se estivesse na situaçao deles... mas isso nao significa que eu seja um "mal-carater". Nao há como negar, todo ser humano é egoista, busca sempre o bem proprio, mesmo em questoes como essas! Em algumas pessoas o egoismo aparece mais sutilmente, em outras é bem visivel.
Blá blá blá: Nao é porque voce quebrou uma regra que voce deverá ser punido, isso é uma ideia implantada na nossa mente, assim como qualquer "verdade" que encontramos por aí. A justiça foi criada pelos fracos e oprimidos, para que os proprios nao sofram de 'desvantagens', digamos assim. Voce é justo quando esta defendendo a si mesmo e ao mesmo tempo injusto por estar dando desvantagem aos outros. Ou seja, é totalmente relativo. Remember, y
ou ALLWAYS have choice. Choose wisely.
Nao vou dizer que o sistema te condicionou a aceitar a realidade e nao reclamar de nada, que somos alienados e tal - apesar de ser verdade já virou clichê - o ponto é que as pessoas gostam de ser submissas!

"Nós, enquanto homens livres, pensantes, fomos rebaixados a objetos mecanizados nas mãos da sociedade, somente por querermos desfrutar de uma vida tranqüila. Mas espera aí, quem faz a sociedade? Nós mesmos. Concluindo, somos obrigados a agir padronizadamente e de forma boazinha para o nosso "bem". Então, por que revoltar-se? [...]"

Essa foi uma crítica do filme Laranja Mecânica, todos devem ter assistido e entendido todo o sarcasmo posto pelo gênio Stanley Kubrick. (nao, eu nao vou falar sobre o filme podem ficar tranquilos)
Só quando uma pessoa perde algo que ela julgava ser indispensável, que ela percebe que ela é livre pra fazer o que quiser. O Governo tenta discriminar esse pensamento libertino pois pode causar o caos na sociedade e além de tudo faz os poderosos perderem o poder. Mas que merda, qq eu to falando!? Isso é segredo! :x Bom, essa merda de blog nao vai criar nenhuma revoluçao anarquista mesmo, to nem aí. Dia desses falo sobre um plano malígno que eu e Máyra bolamos, supimpa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário