17 de maio de 2009

Sérgio Sampaio




Ontem, 16 de maio, rolou um tributo ao grando compositor capixaba Sérgio Sampaio.
Nao conhece? Pois é, nem eu conhecia. O que aconteceu foi que esse cara de grande talento, morreu em 94 e foi esquecido pela mídia, que deu foco apenas a outro compositor capixaba, Roberto Carlos. Uma amiga minha que costumam chamar de Moa -rsrs- me chamou pra essa festa nos confins de Vila Velha e eu só fui por que tava meio ruim mesmo.
Lá conheci bastante gente que curtia as músicas do Sampaio na época em que ele ainda estava vivo, até mostraram um vídeo de uma exposiçao que teve numa escola pública de Cachoeiro de Itapemirim (se nao me engano). Os alunos ali presentes nao tiveram muita simpatia com as músicas justo pelo pensamento de que "tudo que é velho é brega". Eu costumava ser assim tambem, nao ouvia pink floyd, beatles, cazuza, chico buarque, led zeppelin! Isso só porque meu pai ouvia quando jovem, mas um dia eu peguei um saca-rolhas e finalmente abri minha mente dessas viadagens-preconceituosas sobre a música.


Bom, o objetivo desse post é divulgar as obras de Sérgio Sampaio, porque apesar de eu nao curtir muito mpb/bossa nova e tal, acho que é musica boa e deve ser ouvida! Quase uma obrigaçao.

http://sergiobenditosampaio.blogspot.com/2007/12/compactos-raridades.html
aqui é o blog que fizeram como tributo ao Sampaio, tem vídeos dele tocando e músicas disponibilizadas gratuitamente pra que tiver curiosidade de ouvir.

tambem tem o myspace dele, se tiverem interesse acessem: http://www.myspace.com/velhobandido

Após ter sido radialista em Cachoeiro, Sérgio foi tentar a carreira musical no Rio de Janeiro. Contratado pela CBS (hoje Sony BMG), Sérgio lançou ao lado de Raul Seixas o álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 em 1971. No ano seguinte, lançou a marcha-rancho Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua no Festival Internacional da Canção. A música se tornou sucesso nacional e deu nome ao primeiro disco solo de Sérgio. Apesar do sucesso do compacto do Bloco, o LP não foi bem-sucedido, em parte pelo comportamento displicente de Sérgio, que se dedicava mais à vida boêmia carioca do que à divulgação do álbum. Já com o rótulo de "maldito" da MPB, Sérgio passou por várias gravadoras e lançou um álbum independente. Alcoólatra, só se recuperou do vício na década de 90, mas acabou falecendo antes de retornar a carreira.


Viva Sério Sampaio! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário